SALVA-NOS SENHOR DESTA TEMPESTADE

SALVA-NOS SENHOR DESTA TEMPESTADE

Por Hebert Junker

"De repente, uma violenta tempestade abateu-se sobre o mar, de forma que as ondas inundavam o barco. Jesus, por, dormia. Os discípulos foram acordo-lo, clamando: “Senhor, salva-nos! Vamos morrer!”. Mateus 8.24-25

 Aquela não era para ser uma viagem longa, se tratava de um lago conhecido como Mar da Galiléia, e um trajeto já conhecido principalmente pelos pescadores que estavam no barco, mas de repente, algo inesperado acontece, que desestabilizou a paz, tirou a segurança e gerou medo e dúvida sobre conseguir passar por esta tempestade. Você já passou por momentos assim? Parece que não tem o que fazer? Ficamos sem o controle da situação. Na verdade, tudo o que está fora do nosso controle desestabiliza nossas emoções e tira nossa paz, não é? Nesta horas clamamos: "Salva-nos Senhor, não sabemos o que saiu errado, fizemos tudo como sempre fizemos, vamos morrer!".

Os maiores imprevistos podem surgir durante as mais despretensiosas viagens, pelos "lagos" que julgamos seguros, conhecidos e absolutamente navegáveis. Mas, tal qual o mar da Galiléia, que os discípulos atravessavam, a vida parece traiçoeira, e revela subitamente tremendas e inexplicáveis tempestades. Diante destas situações inexplicáveis e grandes tempestades, de nada vale nossas habilidades, nem quantas tempestades já vencemos no braço. Sempre que nos encontramos vencidos por uma delas, vemos o quanto somos nada; não passamos da mais frágil de todas as criaturas. Através delas podemos aprender duas lições: a primeira é que as tempestades da vida lavam nossos olhos para que vejamos quem realmente somos; e a segunda é que as tempestades também revelam o Deus que cremos.

Talvez você que está lendo esta devocional esteja inexplicavelmente no meio de uma tempestade e cheio de desesperança, com pensamentos de derrota, e ainda se sentindo impotente diante desta situação; talvez até pensando: "é o fim". Por outro lado, saiba que esta é a melhor hora para descobrir quem Jesus é na verdade, o que Ele pode fazer quando nada podemos, e que Ele é o Único Socorro presente na situação capaz de acalmar a tempestade e resolver seu problema. Ele está apenas esperando que você o clame, grite por ele, assim como os discípulos fizeram; eles gritaram: "Salva-nos Senhor, vamos morrer!". Estas palavras , ditas para quem tem realmente poder para fazer o impossível, tocam o coração do Senhor Jesus.

E seguindo os versículo vemos que Jesus "se levantou e repreendeu os ventos e o mar, e fez-se completa bonança.”(v.26). Quem precisa urgentemente de uma rápida ação em seu barco (vida), busca e acha em Jesus a solução! Como seria bom se hoje acontecesse um milagre em nossas vidas, em nossos barcos. Os discípulos ficaram espantados que até exclamaram: “quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?” (v.27). Este é Jesus, o filho de Deus, seu Salvador, o criador de tudo e de todos, Ele é o poderoso Deus encarnado.

Depois de clamar, acalme seu coração, eu sei que não é fácil mas creio no Senhor Jesus ao invés de se lamentar e reclamar. Comece a exercer a sua fé, ao invés de repetir que Deus não está vendo, sentindo ou mesmo cuidando de você. Podemos não saber a forma como Ele vai agir, mas uma coisa sabemos é que Ele faz. Seja lá o que for para ser feito, mas Ele faz. Só aprenda a confiar e a descansar. Não se deixe vencer pelo medo e incredulidade. Ele é poderoso, ele é maior!

Jesus abençoe o seu dia.