QUE TIPO DE AMIGOS VOCÊ TEM?

QUE TIPO DE AMIGOS VOCÊ TEM?

Por Hebert Junker

Na devocional anterior compartilhei dos primeiros passos para enfrentar o humanamente impossível. O rei Nabucodonosor fez um decreto dizendo que mataria a todos os sábios caso não revelassem e interpretassem o seu sonho. O sábio profeta Daniel recusa entrar em desespero, busca conhecer as reais motivações do decreto do rei e ainda lhe pede tempo para lhe dar a interpretação do sonho.

Hoje vamos ver mais uma atitude de Daniel. A Palavra de Deus diz:

“Daniel voltou para casa, contou o problema aos seus amigos Hananias, Misael e Azarias, e lhes pediu que rogassem ao Deus dos céus que tivesse misericórdia acerca desse mistério, para que ele e seus amigos não fossem executados com os outros sábios da Babilônia.” Daniel 2:17-18

A próxima atitude sábia de Daniel foi: contar o problema aos seus amigos e lhes pedir que orem ao Senhor clamando por misericórdia.

Daniel entende que há certas situações na vida que você pode e deve orar sozinho, mas também há situações que é necessário juntar os amigos e irmãos que creem no mesmo Deus, para clamarem juntos, em unidade, com o mesmo propósito.

Daniel e seus amigos não clamam apenas para eles se salvarem, mas pede por todos os sábios do palácio. Ele entende que o rei não estava pensando claramente e corretamente. Com o detreto todos os sábios seriam mortos.

Você tem, assim como Daniel, parceiros e companheiros de oração, em que realmente confia para compartilhar suas lutas e desafios, e que pode contar com a intercessão deles, no mesmo propósito?

Daniel já tinha estes amigos antes deste grande desafio. Ele não construiu esta amizade durante a dificuldade.

Eu sei que podemos ter amigos e amigos. Amigos para passear, tomar café juntos e rir bastante; amigos para desabafar algum problema particular. Mas aqui, Daniel conta para seus reais amigos e parceiros de oração. Este tipo de amizade é muito mais relevante e importante para sua vida. Eles clamaram juntos por entender emocionalmente e espiritualmente a situação. Pedir ajuda espiritual para algum descrente não ajuda em nada. Agora, pedir para amigos que creem no mesmo Deus e caminhos juntos no mesmo propósito de vida é totalmente diferente.

O momento para se unir e se alinhar em oração não é quando algo ruim acontece. Por isto, precisamos construir relacinamentos sadios, com pessoas que creem no mesmo Deus, e que buscam caminhar segundo seus princípios e vontade contidos na Palavra de Deus.

Com certeza, em algum momento da vida você enfrentará momentos difíceis. Em muitos momentos será pedido a você que faça tarefas impossíveis. Não serão dias fáceis. Aí te pergunto: Que amigos você ligará para pedir socorro, para pedir que orem especificamente pela sua situação? Você não precisa de muita gente, mas com certeza precisa de talvez uns 3, 4 ou 5 pessoas, para que juntos com você, intercedam ao nosso Deus, paguem um preço em oração, e ainda lhe deem suporte espiritual e emocional, que a situação exigir.

PARA MEDITAR:
1) Como o apoio de oração de amigos tem sido importante em sua vida?

2) Você já viu Deus trabalhar, através de suas orações, na vida de outras pessoas?