O QUE FAZER DIANTE DE UM PEDIDO IMPOSSÍVEL?

O QUE FAZER DIANTE DE UM PEDIDO IMPOSSÍVEL?

Por Hebert Junker

Você já passou pela experiência de lhe fazerem um pedido que você achou impossível de realiza-lo? Talvez de um parente, amigo, patrão, pastor ou mesmo de um filho ou filha? O que você responderia? E como responderia?

Nas Escrituras Sagradas, através da vida do sábio profeta Daniel, você pode aprender como agir e reagir diante de fatos que você considera impossível. Veja o que diz Daniel 2,

“No segundo ano de seu reinado, Nabucodonosor teve sonhos; sua mente ficou tão perturbada que ele não conseguia dormir. Por isso o rei convocou os magos, os encantadores, os feiticeiros e os astrólogos para que lhe dissessem o que ele havia sonhado. Quando eles vieram e se apresentaram ao rei, este lhes disse: “Tive um sonho que me perturba e quero saber o que significa”. Então os astrólogos responderam em aramaico ao rei: “Ó rei, vive para sempre! Conta o sonho aos teus servos, e nós o interpretaremos”. O rei respondeu aos astrólogos: “Esta é a minha decisão: se vocês não me disserem qual foi o meu sonho e não o interpretarem, farei que vocês sejam cortados em pedaços e que as suas casas se tornem montes de entulho. Mas, se me revelarem o sonho e o interpretarem, eu lhes darei presentes, recompensas e grandes honrarias. Portanto, revelem-me o sonho e a sua interpretação”.” Daniel 2:1-6

O que você faria, se fosse um daqueles astrólogos? Difícil não! Pois é, mas você nunca pode se esquecer que para Deus nada é impossível. E neste mesmo capítulo lemos que os encarregados  foram atrás de Daniel e seus amigos para lhes informar do decreto do rei e busca-los para serem executados, pois nenhum dos sábios revelaram e interpretaram o sonho do rei Nabucodonosor. E como Daniel reagiu àquele comunicado e do decreto do Rei?

E a primeira atitude de Daniel foi de não se desesperar.

Os versos 14-16 dizem: “Arioque, o comandante da guarda do rei, já se preparava para matar os sábios da Babilônia, quando Daniel dirigiu-se a ele com SABEDORIA E BOM SENSO.” Daniel 2:14

Daniel não se desesperou e nem entrou em pânico, mesmo sabendo que sua vida, de seus colegas e de todos os sábios do palácio, estavam correndo risco de vida. Ele foi atrás do comandante da guarda do rei, que já estava preparado para mata-lo, e com jeito, sabedoria e bom senso, coletou informações do que estava realmente acontecendo.

Se voce for desafiado a fazer algo que considera impossível, faça como Daniel, não se desespere, pois você tem um Deus que para Ele nada é impossível.

E a segunda atitude de Daniel foi procurar saber das motivações por trás do decreto do Rei Nabucodonosor.

O sonho do rei o deixou muito perturbado, com medo de morrer. Este foi o primeiro diagnóstico do jovem sábio profeta, de 17 anos de idade. E interessante é que quando as pessoas estão desesperadas, com medo de algo lhes acontecer, naturalmente elas começam a falar coisas que nunca haviam falado e também a fazer pedidos ilógicos. Por isto, sabiamente “Daniel foi pedir ao rei que lhe desse um prazo, e ele daria a interpretação.” Daniel 2:16. Pensa num homem cheio de fé!

E Daniel me ensina que antes de agir, eu preciso entender o “porque” das pessoas agirem daquele jeito. E você deve fazer o mesmo diante destas circunstancias impossíveis aos seus olhos.

Salomão disse certa vez: “Compre a verdade e não abra mão dela, nem tampouco da sabedoria, da disciplina e do discernimento.” Provérbios 23:23. Ou seja, corra atrás dos fatos, da verdade e não abra mão disto. Aja sempre com base no que você crê, nos fatos e na verdade. E foi exatamente isto que Daniel fez.

Então, se você for solicitado a fazer algo que considera impossível, não entre em desespero. Aja com sabedoria como Daniel agiu e Deus será honrado através da sua vida.

Falaremos nas próximas devocionais de outras atitudes sábias de Daniel. Não perca!

PARA MEDITAR:

1)   Suas emoções ajudam ou atrapalham na tomada de decisões?

2)   Você acha importante entender as motivações daqueles que lhe pedem o que parece impossível?

3)   Você já viu Deus trabalhar em uma situação aparentemente impossível?

 

Texto adaptado Daily Devotional Rick Warren