MOMENTO NOVO EXIGE NOVOS HÁBITOS
Por Hebert Junker
Hoje quero trazer uma palavra diante deste momento novo em que estamos vivendo. Uma “peste” que está contaminando o mundo e nos fazendo ficar em casa para não somente nos previnir, mas também para não servir o virus para contaminar outros.
Certa vez Jesus disse: “Marta, Marta, andas inquietas e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário, ou mesmo uma só coisa, Maria escolheu a boa parte e esta não lhe será tirada” Lucas 10:41-42
Interessante que um dos maiores desafios desta época é conciliar nosso tempo de 24 horas por dia para suprir as necessidades dos filhos, responder á expectativa do marido e da esposa, cumprir as exigências profissionais, ganhar dinheiro para pagar contas, estudar, progredir na vida espiritual e quem sabe ter um pouco de descanso e lazer. Olhando assim, é fácil deduzir que será impossível fazer tudo isto. Por isto que muitos estão stressados, frustrados, e sem esperança para viver.
A realidade em que vivemos hoje, com a rápida disseminação do coronavirus, provoca em nós reflexões, ajustes em nossa rotina e um olhar para nova perspectiva de vida. Parece que Deus está usando esta “peste” para nos dizer: vocês se distanciaram da minha presença, priorizaram a busca pela riqueza e se esqueceram de mim; vocês valorizaram coisas que não valorizo como bens, prédios, coisas. Eu amo pessoas. Foi para salvar as pessoas que enviei meu filho Jesus Cristo. Vocês preferiram valorizar a lógica humana, o agir de acordo com as circunstâncias, mas Eu amo quando agem por fé em mim e em minha palavra.
A história bíblica de duas mulheres pode nos esclarecer melhor essa verdade: Nem sempre as nossas prioridades são as de Deus, e nem sempre as nossas boas motivações e boas ações é o que agrada ao Senhor. Podemos ver isto claramente em todo episódeo de Lucas 10.38-42 onde relata que Jesus foi convidado para se hospedar na casa das irmãs Marta e Maria.
Marta desejava hospedar o mestre Jesus da melhor maneira. Todos nós faríamos o mesmo. Ela preparou tudo: uma faxina caprichada, a mais limpa e bem passada roupa de cama, o melhor cardápio para o jantar, etc. Os afazeres eram tantos, que sua agitação a levava de um lado para o outro a ponto de irritar-se com o descaso de sua irmã Maria, que se entregou à companhia de Jesus e aos seus pés permaneceu todo o tempo, ouvindo Suas palavras. Mas Marta disse a Jesus: “Senhor, não te importas de que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude!” (v.40).
Tenho encontrado muitas “Martas” na minha caminhada ministerial. Mulheres e homens que estabeleceram suas próprias prioridades e estão correndo de um lado para o outro tentando agradar a Deus e se possível, o marido, a esposa, os filhos, amigos, patrões, pastores, etc. Estão convictos que por servir a sua casa e ao próximo e trabalhar para Deus, estão acertando o alvo e satisfazendo o coração do Pai. Gastam todo seu tempo no trabalho secular e doméstico porque querem dar o melhor para os seus, mas na sua correria nunca sobra tempo para buscar a Deus, para ouvi-lo e adorá-lo, para relacionar-se com Ele. Enganosamente pensam estar fazendo tudo que Deus espera que façam, contudo, jamais pararam para perguntar se essas são de fato as prioridades que o Senhor deseja que cumpram.
Marta expressou sua indignação com a apatia de sua irmã, que não moveu “uma palha” para que Jesus fosse mais bem servido, porém a resposta dEle veio na contramão dos seus valores e prioridades. “Marta, Marta, andas inquietas e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário, ou mesmo uma só coisa, Maria escolheu a boa parte e esta não lhe será tirada”.
Jesus não estava reprovando o que Marta estava fazendo, mas o que estava deixando de fazer. Estava questionando a ordem das coisas, as prioridades estabelecidas.
As atividades e responsabilidades que assumimos não podem ocupar o primeiro degrau das prioridades, porque podem nos stressar e frustar, além de gerar mais preocupações e desagradar a Deus.
Jesus usou as expressões: “uma boa parte”, “uma só coisa” e “um pouco” para dizer a Marta e a todos nós que, devemos rever e reajustar nossa agenda diária, a fim de priorizarmos este tempo com Ele para ouvi-lo, adorá-lo, pois isto o agrada.
Aproveite este momento novo que Deus está te dando para por em ordem a tua vida e as tuas prioridades. Priorize primeiro fazer o que agrada a Deus.
Deus nos abençoe!