ESCOLHA CRESCER DA MELHOR MANEIRA
O apostolo Paulo, depois de ter caminhado com Deus, abrindo muitas igrejas, formando muitos discípulos, sentindo e experimentando o poder e a presença de Deus, se depara mais uma vez com a prisão, e agora enfrentando a certeza da morte por decaptação. Imagine esta situação. Como seria sua oração no lugar dele, qual seria suas atitudes nestas momentos? Será que seria reclamar com Deus, perguntando porque Ele permitiu aquilo? Será que seria brigar com Deus, questionando por que Ele não faz nada para livrá-lo daquela prisão? Sabe o que Paulo fez? Ele pediu a um discípulo, chamado Timoteo, que trouxesse seus livros. Por que? Porque ele queria continuar crescendo. Olha o que ele disse a Timoteo: “Quando você vier, traga... os meus... pergaminhos...” – II Timóteo 4:13 NVI
A verdade é que: Como ele está na prisão, não pode pregar e ensinar nos lugares públicos, nas casas, então o que ele fará? Esperar o dia morte? Não! Continuará buscando a Deus, continuará crescendo. Assim como os pescadores e seus barcos. Quando não estavam pescando, consertavam as redes. Não pararam. Portanto, se por algum motivo, você foi colocado em cima de uma cama, doente; se você não pode estar trabalhando para Deus em público, consertar as redes, ou seja, crescer pela leitura é o seu melhor. Se uma ocupação é tomada de você, tome outra tão digna como a primeira. Não pare de crescer, mesmo que sua rotina tenha mudado.
Paulo disse: "traga-me os meus pergaminhos". Possivelmente eles foram os pergaminhos das Sagradas Escrituras ou eram seus próprios pergaminhos em que foram escritos os originais de suas cartas que estão em nossa Bíblia, como as Epístolas aos Efésios, Filipenses, Colossenses, e assim por diante.
Esse pedido reflete a importância que Paulo dava à Palavra de Deus. As pessoas nos dias de hoje preferem ler livros que contam as experiencias das pessoas; preferem dar mais credito ao que os outros falam, do que a Palavra de Deus. Não sou contra você ler livros que conta experiencias do poder de Deus, só não creio que devemos priorizar estas leituras e esquecer a principal leitura: a Bíblia Sagrada. A Palavra de Deus é a base da nossa fé e não as experiencias.
Precisamos sempre lembrar que quando você pára de crescer, é o seu fim; o crescimento não acontece por acaso, ele vai exigir, esforço, dedicação, compromisso e responsabilidade.
Com certeza, seremos mais firmes e seguros com Cristo, quando conhecermos mais a Deus, mais a sua Palavra. E poderemos falar como Paulo falou: Eu sei em quem tenho credo!
Jesus abençoe o seu dia!