BEM-AVENTURADO OS MANSOS

BEM-AVENTURADO OS MANSOS.

Hebert Junker

Jesus disse: “Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.” Mateus 5.6

Manso segundo dicionário Aurélio é uma pessoa com gênio brando ou índole pacífica, sereno, tranquilo. Mas será que era isto que Jesus estava se referindo no Sermão da Montanha?

A palavra grega para manso, usada por Jesus, é “praus”, e significa uma pessoa submissa à vontade de Deus ou para com Deus, sem resistir à sua vontade.

Jesus disse “aprendei de mim que sou manso e humilde de coração.” Mateus 11.29.Portanto, ele é o maior exemplo de uma pessoa mansa, e devemos seguir seu exemplo. (I Pedro 2.21).  O fato dele ser uma pessoa mansa não significa que não levantava a voz quando necessário ou que não ficava bravo e irado (sem pecar). Um exemplo disto é Jesus entrando no templo, vendo a casa de seu Pai se tornar um lugar de ladrões, uma casa de comércio. Jesus quando viu tudo aquilo no templo e olha que possivelmente não era a primeira vez que via, ele não chegou para os vendedores e compradores e disse: “Por favor, tenham a gentileza de se retirarem, pois o que os senhores estão fazendo é contra a vontade do Pai. Por favor, se retirem e não façam mais isto”. Não consigo ler a Biblia e ver Jesus agindo assim!

Jesus era manso e humilde de coração, e falou dos mansos, no Sermão da Montanha, dizendo que eles são aqueles que aceitam a vontade de Deus nas suas vidas sem questionar. Ser manso para Jesus não é fraqueza de caráter, uma calma extraordinária, mas é uma pessoa submissa a Deus; é uma pessoa que compreende que mesmo sendo criticada, traída, insultada, ela entende que tudo e todas as circunstancias cooperam para o bem dela, e que o propósito de Deus é que ela se torne cada vez mais parecida com Jesus.

A palavra grega “praus” é usada para se referir a uma animal selvagem que foi domestidado. Portanto, ser manso é ser controlado, domado, é ter seus impulsos controlados pelo Espírito Santo de Deus. O manso é aquele que abriu mão de seus direitos legítimos, assim como Jesus o fez. O apóstolo Paulo escreveu sobre Jesus dizendo: “Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!” Filipenses 2.5-8

Herdar a terra, como Jesus disse, significa herder as bênçãos de Deus. É ser desde já herdeiro de Deus e co-herdeiro de Cristo.

Muitas vezes na vida defendemos nossas posições, brigamos pelo que cremos, e às vezes o fazemos erguendo a voz achando com isto que ganharemos a discussão. Quando fazemos assim, deixamos de ser mansos, e nos consideramos grandes e superiores e o pior, colocamos Deus como inferior, pequeno e submisso a nossas próprias vontades. Que Deus tenha Misericordia de nós e nos perdõe por agirmos assim!

Com tudo isto em mente, que sejamos mansos para com Deus, submissos à sua vontade, e confiando que Ele está no controle de tudo. Não nos vinguemos, e nem revidemos, mas sejamos submissos a vontade de Deus, como Jesus ensinou e viveu.

Que Ele nos abençoe neste dia!