QUAL É O ESPÍRITO DO NATAL?
Por Hebert Junker
Que palavra mais resume o Natal? Eu diria que não é “felicidade”, “árvore”, “papai noel”, “família”, “comida”, e infelizmente para muitos também não é “Jesus”. A palavra para que mais resume o Natal é “presente”.
Particularmente eu sempre pensei que esta idéia de dar presentes no Natal se iniciou com os magos presenteando o bebê Jesus, mas na verdade, quem começou com isto foi o próprio Deus, que “deu” o primeiro presente de Natal ao ser humano.
A Bíblia diz: “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3.16
Deus tomou a iniciativa de dar o seu próprio filho, Jesus, como O presente que qualquer ser humano poderia receber. Ele deu seu unigênito filho para morrer na cruz em nosso lugar a fim de que você e eu pudéssemos ter nossos pecados perdoados; Ele deu seu filho para, se crermos nele, tivéssemos a garantia de vida eterna por meio da graça de Deus e da fé em seu filho Jesus Cristo.
Existem muitos atributos em Deus. Mas um dos mais evidentes revelados em Sua Palavra é a generosidade. Toda vez que a Bíblia fala do amor de Deus, ela nos mostra Deus dando algo ou fazendo algo em benefício do ser humano.
Eu creio que a palavra que mais deveria estar em nossas bocas neste tempo de Natal é generosidade. Este é o espírito do primeiro natal.
Se não fosse pela generosidade de Deus, não teríamos nada. Tudo o que temos, o que somos, o ar que respiramos, o sangue percorrendo em nossas veias, o coração batendo, a família, os irmãos em Cristo, a igreja, o trabalho, enfim, tudo é um dom da generosidade de Deus, tudo é um presente de Deus.
Mas com certeza, o maior ato de generosidade de Deus é surgiu no primeiro Natal quando nos deu seu Filho Jesus.
O que você tem feito com o presente que Deus te deu? Tem desprezado ou amado? Tem agradecido ou tem sido ingrato? Tem crido Nele, como diz as Escrituras ou tem se tornado incrédulo? Que valor este “presente” tem para você?
Que Jesus, o presente de Deus, te abençoe neste dia!
Se Deus ministrou ao seu coração nesta devocional, dê um “like” logo abaixo e se desejar, deixe um comentário, além de compartilhar com seus amigos.