PARA CRESCER ESPIRITUALMENTE, MUDE SUAS ATITUDES.
Por Hebert Junker
Meditando na Palavra de Deus e lendo o livro do Pr. Abe: Discipulado um a um, veio em mim o desejo de compartilhar com vcs uma pequena palavra:
“Certa vez ouvi uma historia que fala de um escorpião que pediu carona ao sapo para atravessar o rio. O sapo estava com medo, pois temia que o escorpião o pcasse lá no meio do rio. Mas o escorpião argumentou que nao sabia nadir; logo se ele matasse o sapo, isto significaria a sua propria morte, afogado no rio. Este argumento lógico convenceu o sapo que concordou em dar carona ao escorpião. Ele pulou nas costas do sapo e os dois começaram a travessia do rio. Mas, no meio do rio, o escorpião deu uma ferroada no sapo que, antes de morrer por causa do veneno, perguntou ao escorpião por que ele tinha feita aquilo, já que os dois morreriam. O escorpião, também sem entender muito, repondeu que ele não queria ter pecado o sapo, mas acrescentou: “acho que isto faz parte da minha natureza”.”
Interessante esta estoria, dela posso tirar uma lição, que a Bíblia nos diz de outra forma, conforme Romanos 7.17-20, “Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo. Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo. Ora, se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim.”
Ou seja, que mesmo depois de nascermos de novo, o nosso velho homem nao mudou a sua natureza. Está morto, mas se não vivermos na base da nova criatura que somos, ele ainda vai fazer mal a nós e aos outros.
Há uma frase circulando nas redes sociais, que dizem ser de Martinho Lutero, que diz um pouco da estoria contada acima, que é muito boa para refletirmos. “Pensei que o velho homem tinha morrido nas águas do batismo, mas descobri que o miserável sabe nadar. Agora tenho que matá-lo todos os dias”.
Caso não abandonemos as práticas pecaminosas relacionadas a área sexual como pornografia, prostituição, adultérios, viver amaseado (viver como marido e mulher sem estar casado); relacionadas ao sentimentos como de falta de perdão, ressentimento, ódio; relacionadas a palavra como: palavas torpes, fofocas, mentiras, maledicências, etc. traremos morte para nós mesmos e para outros, especialmente àqueles que vivem bem perto de nós.
Sabe queridos, Deus não quer isto para você nem para mim. Ele quer mudar esta situação e nos libertar desta vida de derrota e nos dar vitoria contra a carne e o pecado. E o caminho proposto por Deus para mudar isto é a santidade. A santidade nos aproxima de Deus. A santidade nos torna sensíveis a vontade Dele. A santidade nos leva a buscar e viver segundo a Palavra de Deus. Eu creio que santidade gera mudança de vida e frutificação. Quando a igreja tem cristãos sadios, ou seja, que vivem em santidade de vida, eles começam a atrair outros pessoas para Jesus.
Em Apocalipse 22.11 encontramos: “Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça e o santo continue a santificar-se.
Portanto aqui encontramos dois princípios da vida crista: praticar a justiça divina e se santificar. Já somos justo e santos, não por nosso mérito, mas por causa do que Cristo fez por nós na cruz. Por isto devemos continuar na pratica da justiça de Deus e na santificacão. E isto significa buscar mais a Deus em oração, na leitura e prática da Palavra de Deus e no amor ao próximo. Para crescer espiritualmente não podemos agir como aquele escorpião que disse que não queria ferruar o sapo, mas o fez. Que sejamos como cristãos em busca do crescimento e amadurecimento, da constante busca pela santidade, sem a qual ninguém verá a Deus.
Termino dizendo o que Paulo escreveu na primeira carta aos Tessalonicenses 4.7, “Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade.” I Ts 4.7
Jesus te abençoe!