SENHOR, ENSINA-NOS A ORAR (5) - “SEJA FEITA A TUA VONTADE”

SENHOR, ENSINA-NOS A ORAR (5) - “SEJA FEITA A TUA VONTADE”

Por Hebert Junker

Hoje quero falar sobre: “Seja feita a Tua vontade”. Esta é a terceira petição da oração modelo de Jesus. É o passo seguinte depois do “Venha o teu Reino”, o que é compreensível, pois quem deseja o Reino de Deus, deseja que Jesus seja o Rei em sua vida, desejará que Sua vontade seja feita. É uma oração e um ato de submissão e rendição do ego. O próprio Jesus, enquanto homem, personificou essa submissão e rendição. Na sua oração no Getsêmane, Ele disse: “Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres” (Mt 26:39).

E o que é fazer a vontade do Nosso Pai celestial? Será que é a perda total de nossas vontades para que o Espirito de Deus dirija e governe nossas vidas? Como podemos nos entregar totalmente a Deus e deixar nossa personalidade de lado? Será que é isto que Jesus quis dizer?

O Pr. Ricardo Barbosa disse em seu livro Janelas para a Vida que: “A vida de oração nos desprende da nossa própria vontade e permite que a vontade Deus molde nosso caráter”. Ou seja, quanto mais buscamos e conhecemos a vontade de Deus, mais deixamos de lado as nossas vontades pessoais, e assimilamos a vontade de Deus. Jesus disse: “A minha comida e bebida, consiste em fazer a vontade do meu Pai e realizar a sua obra.”João 4.34

Entender que a vontade soberana do Senhor é o melhor para nossa vida é um exercício diário de entrega e confiança. Pedir sinceramente para que seja feita a vontade do Senhor significa que buscamos o Seu coração e é nessa busca que conhecemos os anseios do Pai, Seus sonhos para nós e então experimentamos a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus (Romanos 12.2).

Agora sabemos que o mal tentará de todos as formas nos impedir de conhecer e praticar a vontade de Deus. Assim, posso também dizer que, fazer a vontade de Deus é libertar-se do poder do mal. Mas Jesus disse o caminho para se libertar do mal, que pode te impede de fazer a vontade do Pai é: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” João 8.32. Portanto, conhecer a verdade é conhecer a vontade do Pai que está nas sagradas Escrituras e conhecer a vontade do Pai é conquistar a liberdade. Jesus disse: “Em verdade, em verdade vos digo que aquele que comete pecado é servo do pecado...”João 8.33-34.

Portanto, a liberdade de que nós necessitamos é a liberdade que nos livre do pecado. E só se pode libertar do pecado aquele que tem a compreensão da vontade do Pai.

O certo é que, quando estamos orando “seja feita a tua vontade”, estamos pedindo a Deus nossa libertação; estamos clamando que Ele nos conceda o poder para cortar os laços que nos prendem ao mal. É certo que às vezes, a vontade do Pai é oposta ao que nós queremos. E para cumpri-la, serão necessarias atitudes que revelem nosso compromisso com o Senhor. Essas atitudes podem simbolizar um alto sacrificio, podem provocar em nós perdas, desconfortos, inimizades, mas nada disto é comparável com a alegria de estar fazendo a vontade do Pai. 

Pai Nosso, seja feita a tua vontade assim na terra como no céu, é uma oração de total dependencia e fidelidade à vontade de Deus. Só ora assim, quem está disposto a ser transformado. Que seja feita a vontade do Nosso Pai e não a nossa vontade, não a vontade de satanás, não a vontade egoísta daqueles que pretendem prejudicar-me, não a vontade daqueles que querem me afastar do caminho, da verdade e da vida.

Que possamos a cada manhã desejar a vontade do Senhor e não a nossa. Que nossa vida seja guiada pelo Espírito Santo em obediência a Deus em todos os momentos, áreas e circunstâncias.

Amanha falarei um pouco mais sobre a oração de Jesus.

Jesus te abencoe!