PREPARE O CAMINHO PARA O SENHOR
Por Hebert Junker
O texto de João 1:6-8, 19-28 fala de João Batista e sua missão. No versículo 23, especificamente, João Batista responde aos sacerdotes e levitas dizendo quem ele era. Ele disse: “Eu sou a voz do que clama no deserto: façam um caminho reto para o Senhor”. Em outra versão encontramos a parte final deste versículo: “aplainai o caminho para o Senhor”. Será que esta é uma missão restrita e específica apenas àquele homem que antecedeu Jesus, e não tem nada a ver conosco? Será que fazer um caminho reto para o Senhor é somente aplainar a terra, nivelar o terreno para que o Senhor Jesus ande com tranquilidade? O que isto quer dizer? E o que nós temos com isto?
Como sabemos, Jesus está às portas. Em breve Ele voltará para buscar os seus como foi prometido por ele mesmo. E interessante que praticamente em quase todos os lugares por onde Jesus passou aqui na terra, Ele enviou um ou mais discípulos seus para anunciar sua chegada e preparar o caminho para Ele. João Batista foi o instrumento de Deus para preparar o caminho, aplainar a terra, fazer um caminho reto para a chegada do Senhor.
E considerando o caminho preparado por João Batista para Jesus, este “fazer um caminho reto não foi um trabalho fácil”. Foi muito duro e difícil.
No condominio que moro estão pavimento as ruas, e consertando algumas calçadas que estão desniveladas devido a raizes de árvores embaixo. Vejo o trabalho destes homens, o maquinário utilizado, o tempo, os detalhes, tudo visando preparar o caminho para as pessoas e os carros das pessoas passaram com segurança. Este trabalho não é fácil, não é rápido, mas é extremamente necessário, pois é através desses caminhos aplainados que as pessoas poderão circular e chegar em suas casas com mais segurança e tranquilidade.
Mas que caminho João Batista tinha que preparar e aplainar? Eu creio que era o caminho que leva Jesus ao nosso coração e à nossa mente. Muitas vezes estes caminhos estão obstruídos, trincados, com muitos buracos devido a mágoas, ressentimentos, falta de perdão, ódio, culpas, orgulho… Estes sentimentos acabam dificultando e obstruindo o acesso de Jesus a nós, e isso é muito sério e grave.
Nosso orgulho, nossa falta de perdão, nossas escolhas e atitudes erradas devido as motivações contrárias aos propósitos de Deus, geram em nós grandes obstruções para permitir a vinda de Jesus em nossas vidas. Estes sentimentos acabam nos excluindo e nem dando a oportunidade de outras pessoas se aproximar de nós. Estes limitam nossas vidas, nos prendem em uma redoma e nos deixam cegos…
Então te pergunto: O que pode estar obstruindo o caminho para seu coração e mente? Qual é o real obstáculo que lhe impede de permitir Jesus entrar, fazer morada em sua vida e ainda te usar?
Meu conselho a você neste dia, se tiver algo obstruindo este caminho, liberte-se destes sentimentos, não se condene mais. Peça e libere logo perdão. Liberte-se desta prisão que você criou para você e para a outra pessoa.
Na verdade, seu problema é o seu orgulho. Você não tem coragem de admitir seus medos, fragilidades e pecados. É necessário quebrantamento e arrependimento para corrigir e aplainar o caminho do seu coração e mente para a chegada de Jesus. Interessante que a tônica da mensagem de João Batista era: “Arrependei-vos porque é chegado o reino dos céus”. Mateus 3:2
Se você acha que os caminhos para seu coração e mente estão livres, desobstruídos e acessíveis, então faça como João Batista, procure preparar o caminho reto de outras pessoas, procure endireitar e aplainar a terra do caminho para o coração e mente deles, para que Jesus tenha acesso fácil e rápido. Há muitas pessoas precisando de ajuda, precisando de nós para aplainar a terra de suas mentes e corações, inclusive primeiramente em nossas familias e também dos colegas e amigos de trabalho.
Seja um discípulo de Jesus preparando o caminho das pessoas!
Jesus te abençoe neste dia!