LIDANDO COM AS PERDAS
LIDANDO COM AS PERDAS
Por Hebert Junker
Encontramos em Salmos 23.4: “Mesmo que a estrada atravesse o vale da morte, não vou sentir medo de nada, porque caminhas do meu lado. Teu cajado fiel me transmite segurança”. [A Mensagem]
Uma das experiências mais difíceis da vida é o sentimento de perda. Não falo apenas da perda de um ente querido, mas também perda de emprego, saúde, dinheiro, reputação, casamento, família, etc.
Quando as pessoas passam pela perda, sempre há duas reações comuns. Um é medo, e o outro é tristeza. O medo como a tristeza são as reações naturais da alma devido a insegurança em meio aos processos de perdas na vida. O medo é um sentimeno ruim porque pode nos paralisar, e portanto, nos impedir de avançar. Interessante que a Bíblia cita a frase: “Não temas” ou frase similares, 365 vezes; é como se Deus dissesse a você “Não temas” uma vez por dia. Creio que Deus está ensinando aqui, que podemos confiar nele, mesmo nestes momentos de vale de sombra da morte.
O salmista Davi, inspirado por Deus, disse que os pastores sempre carregavam uma vara para proteger suas ovelhas. E ele disse isto, para declarar que Deus usa ferramentas, como um pastor usa, para também proteger suas ovelhas, mesmo nos vales mais sombrios.
Talvez voce esteja passando por um vale sombrio agora. Pode ser o vale da sombra de perdas, da dívida, da depressão, crise conjugal, da sombra do desânimo e desesperança. As sombras são realmente terríveis e assustadoras. Mas quero te dizer três coisas que podemos aprender sobre as “sombras”.
- As “sombras” nunca machucam;
- As “sombras” são sempre maiores do que a fonte;
- As “sombras” aparecem onde há alguma luz.
Então, a boa nova para você que está passando por algum vale de sombra terrível é que você pode virar as costas para a sombra e olhar para a luz. Por que enquanto você estiver com seus olhos fixos na luz, que é Jesus, a sombra não mais te assustará.
É desta forma que você lida com as perdas, o estresse, a depressão, enfim, com o vale da sombra da morte. Quando você passar por este vale, lembre-se de confiar em Deus, seu bom pastor, pois Ele é a luz que acalma seu coração em meio ao vale das sombras.