DESENVOLVA HÁBITOS QUE TE FAZEM CRESCER
DESENVOLVA HÁBITOS QUE TE FAZEM CRESCER
por Hebert Junker
Analisando minha vida em 2017, várias vezes não senti vontade de ser bom e fazer o bem para todos. Em alguns momentos não senti vontade de fazer coisas boas e interessantes, aliás tive mais vontade de sentar no sofá e assistir TV, na verdade ficar mudando de canais com o controle remote da TV. Algumas vezes não senti vontade de lidar com certos problemas, queria até fugir deles, como se isto fosse possível. Mas a verdade é que, só porque não sinto vontade de fazer algo não significa que não deveria fazê-lo.
Não se surpreenda ou se escandalize com o que vou dizer: às vezes eu não senti vontade de orar e nem de ler a Bíblia. Mas eu oro e leio a Bíblia mesmo assim. Eu não posso orar e ler a Bíblia somente quando estou com vontade, se não o Diabo arrumará um jeito de fazer com que nunca sinta vontade de orar e nem ler a Bíblia. Ele arrumará algumas coisas para eu fazer e me ocupar, assim não terei tempo e vontade de falar com Deus e ler sua Palavra. A maturidade espiritual vem quando você vive sua vida não com base em seus sentimentos, mas por seus compromissos. Como diz John Bevere: “Maturidade espiritual não é sobre tempo ou idade, mas sobre o quanto você obedece a Deus, principalmente em tempos difíceis”.
Alguém disse que a diferença entre as pessoas bem-sucedidas e as pessoas mal-sucedidas é que as pessoas bem-sucedidas estão dispostas a fazer o que as pessoas mal-sucedidas não querem fazer. Se pensarmos em um atleta que vai a uma Olimpíada, ele não é classificado porque sente vontade de ir, mas porque investiu horas e horas treinando para vencer seus limites e até limites dos outros.
Do mesmo jeito, você não se tornará um homem ou mulher espiritual, íntimos de Deus, conhecedores da vontade de Deus, simplesmente fazendo o que gosta e sente de fazer. Homens e mulheres espirituais, consagrados, desenvolvem hábitos que geram crescimento em suas vidas. E quando se fala em hábitos, está se falando em perseverança; e perseverança em paciência.
Como se desenvolve isto?
Uma das coisas que tenho aprendido com o Senhor é não procurar ficar olhando para os problemas, e sim, olhar para o Senhor. Isto não é fácil e normalmente não é o quero e sinto de fazer.
Eu ousaria em dizer que o maior exemplo de perseverança e paciência na Bíblia é Moisés. Ele liderou um povo reclamão, briguento e chorão por 40 anos no deserto. E alguns ainda duvidavam e questionavam sua liderança quase que o tempo todo. Mas a Bíblia deixa claro que ele nunca desistiu do propósito de Deus para sua vida.
Diz a Bíblia: “Pela fé saiu do Egito, não temendo a ira do rei, e perseverou, porque via aquele que é invisível.” Hebreus 11.27
Aqui está a chave da vitória de Moisés, Ele viu o Deus invisível e manteve seus olhos fixos nele.
Se você estiver passando por problemas, principalmente aqueles que a você acha que é insolúvel e ficar apenas olhando para ele, com certeza você ficará triste, deprimido e angustiado. Então seja diferente e faça algo diferente: Se concentre em Deus e em sua Palavra e você se sentirá seguro e em paz, mesmo que as circunstancias ainda não tenham mudado.
Hoje mesmo, desenvolva hábitos que te fazem crescer. Não tome decisões simplesmente por que sente em faze-los, mas se posicione e tenha atitudes por causa de seus compromissos com Deus. Se esforce para ler a Bíblia toda este ano. Invista mais tempo para conversar com Deus. Se esforce para estar, cooperar e fazer seu grupo pequeno crescer. Participe de todos os cultos a Deus, etc…
Em 2018 seja diferente, faça diferente e faça diferença em seus relacionamentos. Desenvolva hábitos que te fazem crescer.
Jesus te abençoe!