iZion Christian Church

View Original

UM EXEMPLO DE PAI

UM EXEMPLO DE PAI

Por Hebert Junker

Não existe família perfeita, pois todos somos pecadores, mas com certeza podemos aprender com o exemplo e atitudes de José e Maria, sobre como fazer e viver a vontade de Deus.

Os versículos de Mateus 2.13-15; 19-23 relatam a postura de José e Maria diante do propósito de Deus para suas vidas. Duas palavras refletem a postura e atitude deles: fé e obediência.

Esta disposição de fé e obediência deste casal me ensina duas coisas: 1) Deus se agrada da união de casais – homem e mulher, que crêem em Nele; e 2) Deus usa casais que estão dispostos a pagar um preço juntos para realizar a vontade de Deus.

A postura de José diante dos sonhos dados por Deus, a submissão de Maria a Deus e ao seu marido, revelam como Deus e a vontade Dele era importante e prioridade para eles.

Mas na devocional de hoje quero me concentrar em José, o pai terreno de Jesus, e aprender com ele, como ser um pai segundo o propósito de Deus.

Eu diria que José foi um homem que ficou marcado na Bíblia como um homem que sonhava, acreditava nos sonhos e os obedecia imediatamente. Agora pensa comigo: Quantos sonhos reais você já teve? Quantos sonhos inesquecíveis? Quantos sonhos te deixaram tristes depois que acordou? Quantos sonhos você não deu tanta importancia?... A Bíblia nos ensina que o sonho é uma forma de Deus revelar sua vontade. Isto não quer dizer que todo sonho é revelação de Deus, mas que Deus também usa o sonho para revelar sua vontade. José, por exemplo, sonhava, acordava no meio da noite e imeditamente obedecia. Isto que é um exemplo de homem de fé e obediência!

Particularmente não duvido que Jesus viu e aprendeu com seu pai terreno sobre a benção e os benefícios da fé em Deus e da obediência à sua vontade. 

E pensando um pouco nisto, como é importante um filho ou filha, ver que seu pai também é obediente a Deus e ao seu pai terreno. E da mesma forma, como é triste e contraditório quando um pai exige obediência e respeito do seu filho, mas ele mesmo não obedece e nem respeito o pai terreno e muito menos o pai celestial.

Talvez o maior castigo ou maior lição para quem desobedece e desrespeita seus pais, é quando chegam os seus próprios filhos. A vida vai ensinar! A obediência que agrada aos pais e principalmente a Deus, é adquirida pelo respeito e admiração. Infelizmente muitos pais pensem e agem com os filhos exigindo obediência à força, pela imposição e castigo. Talvez pensam que assim conseguirão respeito e obediência. Mas, pais que agem assim, provocam em seus filhos o desejo de sair de casa mais cedo, o distanciamento e desrepeito com os pais, e o pior, estes filhos reproduzirão em seus filhos o que aprenderam com seus pais.

Infelizmente, uma das causas que tem permitido o diabo destruir a família,e por consequencia a sociedade, é ausencia de figura paterna na família e a falta de pais exemplares.

Portanto pais: sejam exemplo de homens de fé e obediência a Deus; que seus filhos vejam que vocês buscam ouvir e saber de Deus antes de tomar decisões na vida; que eles vejam em vocês que os problemas da vida se resolvem primeiro por meio da oração sozinho e em família; que seus filhos vejam em vocês que obedecer a Deus, mesmo correndo riscos, é a melhor escolha a fazer e seguir; que seus filhos vejam em vocês o quanto vocês amam a Deus e sua vontade; que eles respeitem e admirem vocês por quem vocês são em Deus e não somente pelo que fazem por eles. Que seu maior legado para deixar em seus filhos seja: fé em Deus e obediência à sua vontade!

Jesus abençoe!