NO QUE EU CREIO?
NO QUE EU CREIO?
Por Hebert Junker
Em viagem pela Grecia, fomos a Atenas e dentre vários lugares visitados passamos no Areópago (foto acima do areópago com a placa contendo o discurso de Paulo), onde Paulo pregou para filósofos e religiosos. E quero aqui repartir com você um pouco do que Deus ministrou ao meu coração naquele lugar. Mas antes quero contar um pouco do contexto vivido por Paulo.
Paulo chegou em Atenas e ficou impressionado com a quantidade de templos pagãos e monumentos a deuses. (até hoje podemos ver esta realidade). Enquanto que os sábios e filósofos da época chamavam tudo aquilo de “cultura”, “espiritualidade”, e “manifestações artísticas”, Paulo em seu espírito ficou revoltado, indignado, pois para ele a cidade estava repleta de ídolos. (Atos 17:16)
Logo depois foi à sinagoga onde debateu com judeus e gregos a respeito do que tinha visto, ouvido e aprendido do evangelho de Jesus. E isto despertou interesse de um grupo de filósofos “estóicos e epicureus” que discutiam na sinagoga dizendo “O que está tentando dizer esse tagarela?” Outros diziam: “Parece que ele está anunciando deuses estrangeiros”. Atos 17.18. Então estes filósofos o levaram ao Areópago para expor seus pensamentos e idéias. O Areópago era um lugar que juízes, filósofos e religiosos discutiam temas conflitantes da cidade e região e davam seus vereditos e encaminhamentos.
Paulo ali, diante daqueles filósofos que ansiavam por uma argumentação filosófica e religiosa, não discursou sobre filosofia humana, nem sobre possíveis pontos em comum de sua pregação na sinagoga e a filosofia grega. Paulo simplesmente se levantou e disse: “Atenienses! Vejo que em todos os aspectos vocês são muito religiosos, pois, andando pela cidade, observei cuidadosamente seus objetos de culto e encontrei até um altar com esta inscrição: AO DEUS DESCONHECIDO. Ora, o que vocês adoram, apesar de não conhecerem, eu lhes anuncio.” Atos 17.22-23
E ele apresentou o Evangelho de um Deus Criador, Soberano, Eterno e Onipotente, revelado em seu Filho Jesus Cristo. As palavras de Paulo eram sua declaração de Fé em Deus e em Jesus Cristo, o Senhor, que ressuscitou dos mortos e está vivo.
Quando Paulo falou especificamente da ressurreição de Jesus, muitos zombaram dele e se retiraram do lugar. Eles não estavam interessados em Paulo por causa do Evangelho, sua fé em Deus, seu testemunho de vida, mas por causa da sabedoria humana, de seus argumentos teológicos diferentes dos deles.
Eu poderia dizer que aqueles gregos filósofos e religiosos eram como os místicos, espíritas, sem-igrejas, humanistas de toda espécie, que estão mais interessados em palavras e argumentos lógicos e atuais, político e ideologicamente corretos. Estas pessoas estão mais interessadas em discutir a religião, idelogias de gêneros, se a Bíblia é o único livro de regras de fé, se as palavras de Jesus são verdade para atualidade, etc.
Interessante que a reação daqueles filosofos e religiosos foi de desprezo e zombaria, como muitos ainda fazem hoje em dia, mas “Alguns homens juntaram-se a ele e creram. Entre eles estava Dionísio, membro do Areópago, e também uma mulher chamada Dâmaris, e outros com eles.” Atos 17.34
A despeito de muitos estudiosos dizerem que a passagem e a mensagem de Paulo em Atenas ter sido um fracasso, que não houve conversões em massa e nem abertura de uma igreja, eu digo que foi um sucesso, pois pela conversão de Dionísio, membro do Areópago, uma mulher chamada Dâmaris e de alguns homens, milhares de crentes surgiram depois.
E diante de tudo isto, o Senhor ministrou ao meu coração sobre a fé de Paulo, a fé destas pessoas que ouviram e creram nas palavras de Paulo, sobre a vontade de Deus, sobre o livre arbítrio das pessoas. Em que creio? Tenho vivido pela fé como Paulo viveu? Como tenho visto e reagido as reações das pessoas as minhas palavras? Então posso dizer que:
# Eu creio que a mensagem de salvação, da cruz, da Bíblia como regra de fé é loucura para o ser humano, mesmo que para muitos possa parecer “politica e ideologicamente incorreto”;
# Eu creio que muitos tem o “direito legal dados por Deus” de decidirem escolher que caminho desejam seguir, de fazerem o que quiserem com suas vidas e na vida dos outros, assim como fizeram como Paulo, pois Deus deu o livre arbítrio a todos; mas também creio que Deus é fiel, provedor, sustentador e amigo em todos os momentos da nossa vida, Ele nunca nos desampara e abandona;
# Eu creio que dos pequenos começos de crentes em Jesus, Ele dá o crescimento para chegarmos a milhares de salvos em Jesus Cristo, assim como fez em Atenas e tantos outros lugares;
# Eu creio no poder transformador do Evangelho de Jesus. Ele transformou Dionísio e tantos outros naquela época e ainda transforma aqueles que creem em Jesus e em seu Evangelho.
Eu amo meu Deus, eu amo a Igreja Dele, e assim como Paulo, quero pregar e testemunhar da minha fé em Jesus meu Senhor e Salvador, e na Bíblia como único livro de regra de fé, independente de crerem ou não; rejeitarem ou abraçarem.
E você?