iZion Christian Church

View Original

SENHOR, ENSINA-NOS A ORAR (4) – “VENHA O TEU REINO”

SENHOR, ENSINA-NOS A ORAR (4) – “VENHA O TEU REINO”

Por Hebert Junker

Estes dias estamos falando sobre a oração que Jesus nos ensinou. E hoje quero falar sobre o segundo pedido na oração: “Venha o teu Reino”. Que grande responsabilidade pedirmos isto!

Estamos com isto confessando a existencia de um reino, onde Deus possui outro sistema de governo, outro estilo de vida. É como se disséssemos que o reino onde vivemos é um fracasso e que esperamos, com expectativas, uma renovação completa. Será que realmente queremos isto?

Creio que buscamos uma vida tranquila, sem dívidas, sem problemas, e é assim que imaginamos o Reino de Deus. Correto?

Jesus ensinou que devemos pedir o Reino de Deus. Mas como ele é? Como ele virá? Deus irá traze-lo nas nuvens, com o som de trombetas, em um dia, no qual, os anjos viriam e destruiriam o mundo em que vivemos para estabelecer outro completamente, e assim somente os bons permaneceriam vivos? Creio que não!

A verdade é que o Reino de Deus virá por um duplo esforço: o de Deus e do ser humano de boa vontade. Deus já iniciou sua parte, enviando seu Filho ao mundo, por amor ao mundo, por amor ao seu humano criado por Ele, não para condená-lo, mas, para salvá-lo com o gesto do amor. Ele deu sua própria vida e morreu por nossos pecados em uma cruz. E Deus continua amando o mundo; e continuará amando-o até que seu amor conclua a obra a que se propos, ou seja, a de transformar o mundo em seu Reino. Agora, o ser humano precisa contribuir, participando neste processo de implantação do Reino de Deus. Como é que o ser humano pode colaborar com Deus para trazer o seu Reino? Não será por meio de leis e de alianças. Mas, por meio do amor. Só o amor trará o Reino de Deus ao mundo.

Jesus ensinou como os discípulos devem amar: “Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros”. João 13.34-35

Onde deve começar o Reino de Deus? O reino começa no ser humano que o deseja estabelecer na terra. Ou seja, inicia no seu próprio coração. O Reino de Deus deve começar interiormente e depois em sua realização externa. O Reino de Deus consiste em algo abstrato - dentro do seu coração, mas visível - na demonstração do amor que recebemos de Deus aos outros. Eu o recebo em meu coração pela fé em Jesus como o Filho de Deus, o Senhor e Salvador.

Paulo disse aos Romanos: “O reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo” Romanos 14.17.  A Justiça é de Deus, a Paz de Cristo e a Alegria no Espírito Santo. Se eu quero o Reino de Deus em minha vida eu preciso querer a presença da trindade de Deus em meu ser.

Jesus ensinou como posso entrar no Reino de Deus. Ele disse: “Em verdade vos digo que quem não receber o reino de Deus como criança, de maneira nenhuma entrará nele” Marcos 10:15

O que Jesus quis dizer "como criança"? Sabemos que as crianças nascem totalmente dependentes do amor e dos cuidados dos pais. Elas nada têm, seus familiares suprem todas as suas necessidades. Elas são dependentes. Portanto a dependência do Pai é uma condição essencial. Outro aspecto importante é que um recém nascido é alguém que precisará ser educado, pois não tem conhecimento de nada a respeito da vida. É preciso que aprenda como se comportar dentro da cultura onde vive. Portanto, para entrar no Reino é necessário aceitar e crer em Jesus como O único Rei e Senhor, bem como aprender as leis, atitudes e comportamentos exigidas de um cidadão do Reino.

Para recebermos o Reino de Deus devemos ser dóceis como criança, mas assim como a criança cresce, devemos também nós crescermos na fé, não só para podermos entrar no Reino de Deus, mas também para sermos verdadeiras cooperadores e indicadores do Reino para outras pessoas. 

E isto é fácil? Basta olharmos ao nosso redor e veremos que não. Parece que o "mundo", não se cansa em pregar a individualidade, o não perdão, a malícia, a maldade, a disputa e tantas outras coisas que vão contra a vida, ou seja: contra Jesus, que nos diz: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida;" João 14:6.

Que sua oração neste dia seja: Pai Nosso, venha o teu Reino, primeiramente ao meu coração, e depois me ajude a vivenciar este amor que recebi do Senhor ao meu próximo. Que possamos ser como crianças, para recebermos o seu Reino e cooperarmos para expandir o Reino de Deus aqui na terra. Que venha o Teu Reino Senhor! Em nome de Jesus! Amem!

Amanhã, continuaremos a falar da oração de Jesus.

Jesus abençoe!