iZion Christian Church

View Original

SENHOR, ENSINA-NOS A ORAR - 1 "PAI NOSSO QUE ESTÁS NOS CÉUS” 

SENHOR, ENSINA-NOS A ORAR - 1 "PAI NOSSO QUE ESTÁS NOS CÉUS”

Por Hebert Junker

Os primeiros discípulos de Jesus observavam que Ele sempre tinha seus momentos de oração. Eles o viram frequentemente procurando um lugar na montanha ou no deserto para falar com seu Pai. Numa ocasião dessas, eles pediram sua ajuda.

Eles disseram: Também desejamos falar com Deus como o Senhor fala com Ele.  

Senhor, ensina-nos a orar". Lucas 11:1. 

A atitude de Jesus sempre moveu o coração de seus discípulos. E eu creio que é improvável que Jesus pretendesse ensinar-lhes uma oração rotineira, Já que Ele havia acabado de dizer: E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos.” Mateus 6:7

Creio que Jesus estava ensinando que a oração é um reflexo do que está no coração. Ele estava ensinando que a oração verdadeira depende mais do que está no coração do que está na língua. 

Então Jesus ensina os discípulos a orar, orando assim: Pai nosso que estás nos céus. Que Pai é esse? A Bíblia o apresenta como O criador do universo, Senhor todo-poderoso, o Deus que é amor, que é amigo e justo. Isto significa que ao nos relacionar com Ele, podemos confiar nele tudo o que pensamos e sentimos, pois nos ama, compreende, perdoa e orienta.

E Jesus, em sua oração, vai mais além, quando disse: Pai Nosso”. Ou seja, Ele está ensinando que não há possibilidade de possessão ou exclusividade de Deus, pois este Deus Pai é o nosso Senhor.

Portanto, antes de pedir qualquer coisa, devemos reconhecer a paternidade de Deus, porque a oração é uma questão de relacionamento, de submissão e de autoridade a um Deus que é nosso Pai.

A oração não é uma tentativa de fazer com que Deus concorde com a nossa vontade, mas tem o propósito de nos alinhar com a vontade Dele. A oração nos aproxima do Deus Pai. E quanto mais nos relacionamos com Ele, mais vemos onde Ele quer nos levar e como Ele quer que vivamos neste mundo.  E Jesus continua ensinando: “Pai Nosso que estás nos céus”, ou seja, não há  uma limitação de lugar para Deus, pelo contrario, a frase “nos céus”, indica um lugar que por não conhecermos, pode ser qualquer lugar ou em todo lugar.

A frase: “Pai nosso que estás nos céus”, é uma das expressões mais significativas, da revelação de um Deus Pai que é nosso, que não se esconde em qualquer lugar, mas que está sempre presente, onde estivermos e disposto a nos ouvir, perdoar, amar, consolar e direcionar nossos passos. 

Desafio você a começar seu dia orando ao Deus Pai com esta disposição de coração e entendimento. Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês!” Tiago 4:8

À medida que você conhece mais do Deus Pai e tem mais experiência com Ele, seu relacionamento se torna mais profundo e firme.

Amanhã continuaremos a falar sobre a oração que Jesus ensinou. Se desejar, comente abaixo o que Deus ministrou ao seu coração através desta devocional.

 

Jesus te abençõe neste dia!